quinta-feira, 9 de julho de 2009

As lágrimas de Maria
Contos, Crônicas e Poesias
Rita Bittencourt
Zit Gráfica e Editora Ltda - 1a. edição - Junho 2009
Copyright -Rita Bittencourt
Todos os direitos reservados
Lançamento no MASTERCASA
Castelo Barão de Itaipava - Rod. BR. 040, Km. 56
Rio -Juiz de Fora
Itaipava - Petrópolis - RJ
De 04/07/09 a 09/08/09
Terça a sexta das 13:00 as 19:00h.
Sábado das 13:00 as 22:00h.
Domingo das 10:00 as 19:00h.
Obrigada a todos que estiveram por lá, pelos que telefonaram, passaram e-mails, me visitaram... Meus amigos de sempre, verdadeiros. Novos amigos... Obrigada aos que ainda irão... Obrigada!

"Inocência"...

Vovó faz joias e fica ouvindo uma mulher cantar. "Não me deixes"... diz vovó, cantando baixinho Vovó, vamos brincar! Vovó chora... Quem é ela, vovó, por que chora? Ela diz que é Edith Piaf, uma mulher triste... Que chora de cisco no olho... A mulher canta em francês -"ne me quitte pas"... Piaf, Pif-paf. Pá-pá-pá Pá-pará Pá-pá! Vamos fazer Pif-Paf, vovó, o doce que a gente inventou! Ovo, açúcar, leite, farinha. Leite de vaca, açúcar de cana, farinha de trigo, ovo de galinha! "Não me deixes"... Não vou lhe deixar, vovó, você sabe que eu sempre volto aos domingos. Não chore... As lágrimas de Maria - Segunda capa.
As lágrimas de Maria... Gestado por alguns anos, delicadamente, como se gesta um filho. Fruto de minhas observações e vivências, dos cheiros das terras que pisei, das histórias que colhi observando e aprendendo com os que passaram por mim, pelos que partiram e chegaram, pelos lugares que vi, pelas histórias que ouvi, pelo que vi e observo, ainda... Pelo muito que me foi dado, pela dádiva de ter sido premiada com uma mente plena, inquieta e investigativa. Uma parte de mim... Estou feliz e amansada com esse novo filho que acalento com cuidado preparando-o para partir como o filho das minhas entranhas. Que ele siga um belo caminho e encha almas de alegria, que desperte nas pessoas o lado bom, que as faça sonhar e que avive nelas as emoções que senti ao escrevê-lo: as emoções da vida!
Para vocês minhas lágrimas, meus pesares mas, sobretudo, minha alegria, meu encantamento e esperança, meu agradecimento pela dádiva dessa tão curta vida!
Rita Bittencourt

"Poema de Boas Vindas"

Primeiro verso... Flores, flores, para que te quero? Para encantar e alegrar corações Para que chegue e parta com alegria E amanse a alma com minha poesia Vá e volte com essas flores no peito Colhidas da dureza milenar do ferro Do brilho e limpidez do vidro eterno Com delicado olhar de véus de seda Por minha alma ainda tão ingênua.