quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Rio+Design - Rita Bittencourt - MAM

"Crisântemos - O colar"
Joia Autoral confeccionada com metais nobres e gemas, associados a  restos de matérias-primas sustentáveis, selecionada para a Exposição da Associação dos Joalheiros do Rio de Janeiro - AJORIO.
 Material utilizado: cobre, prata, ouro, látex de juta, palha de seda, bolinhas de murano, cascalhos de turmalinas, turmalina verde e topázios brancos. Técnica tradicional de ourivesaria + técnicas de enegrecimento do cobre, de confecção de bolinhas de "murano",  bordado, costura e rebites.
 Semana Rio+DesignMuseu de Arte Moderna - Rio de Janeiro - RJ.
 Exposição até dia 06/12/2012.


segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Bracelete em titânio - Joia Autoral - Rita Bittencourt


NÃO CHORO MAIS COM CEBOLAS
 
Louvo-te e honro-te enquanto descasco cebolas
mas, não choro mais.
Amansei minha alma, engolindo o pranto.
Observo,  enquanto carros passam, velozmente,
 os frutos que  caem das árvores,
 podres,
e abrigo, em meu colo,
 gatos verdes que  choram lágrimas rubras,
 doentes...
Nada posso!
 
Bracelete confeccionado em titânio, pacientemente, oxidado a fogo, num fazer e desfazer sem fim, até conseguir o tom certo, esmaecido de amarelos, verdes e laranjas e turquesa pálido e azul profundo, num canto ou noutro... Flores de fios verdes, de seda, cuidadosamente agrupados, são arrematadas por botões de prata com topázios transparentes,  cravados  com atenção, quase com medo... Joia confeccionada sem pressa ou compromisso, como costumo fazer joia, feita sem dono de encomenda, antes, pra meu deleite.  Peça única. Partirá quando quiser. Como partem os filhos...